Ir. M. Nilza P. da Silva – A Família de Schoenstatt, do Chile, renova hoje, na festa de Pentecostes, a coroação de Maria, com a réplica da coroa, com qual o Fundador, Pe. José Kentenich, a coroou em 5 de junho de 1949, logo após ter colocado sobre o altar a primeira parte da carta resposta, para  aos bispos da Alemanha. Ao escrever e enviar essa carta, que começou a ser escrita no Chile, continuou a ser escrita na Argentina (2ª parte) e no Brasil (3 partes e conclusão), Pe. Kentenich, ao mesmo tempo, convoca a Família de Schoenstatt para uma grande cruzada, isto é, para uma séria luta, para na autoeducação por um modo de pensar, agir e amar de modo orgânico.

O conteúdo do texto dessa carta,

em síntese, é a explicação do que Pe. Kentenich entende na prático por pensar, viver e amar orgânico:

É preciso crer que Deus nos ama de modo pessoal, somos sua ocupação predileta, para conquistar a verdadeira liberdade interior, vincular-se com confiança, amor e respeito a outros (ser fechado), pois esse vínculo humano é expressão e meio para o vínculo pessoal com Deus, Ele é realmente Pai e santo é quem vive com amor e heroísmo a filiação divina, recebida no batismo (filialidade heroica).

Maria é Mãe que realmente nos ama e nos educa, para sermos filhos do Pai.

Amar Maria é ser conduzido por ela a um profundo encontro com Deus. Por isso, Pe. Kentenich começa a carta coroando Maria, no Chile, e conclui essa grande carta, coroando-a também no Brasil, no Santuário de Santa Maria, em 20 de agosto de 1949, como Rainha da Filialidade Heroica. Coroar Maria, significa colocar-se como filho pequeno diante dela, isto é, viver a filiação divina, recebida no batismo!

Portanto, ao nos unirmos a Família de Schoenstatt chilena, coroando a Mãe de Deus, como Rainha da missão para os novos tempos, renovamos também o nosso compromisso com a Missão Tabor, pois esse tempo de pandemia exige nosso testemunho de heroísmo e de confiança vitoriosa. “Precisamos ser corajosos! A confiança heroica nos dá a certeza da vitória! A Mãe de Deus, Senhora da Aliança, nos protege, nos ajuda e nos abençoa.” (Pe. Kentenich, Brasil, 5.5.1947)

Compromisso de coroação: sermos filhos heroicos

Ao entregarmos a coroa à Rainha, renovamos nosso compromisso com a missão de nos empenharmos para educar-nos como filhos heroicos, segundo a imagem de Cristo. “Ele é o modelo do homem novo, livres e fortes aqui na terra. Ela (Maria) é a grande Mulher formada e capaz de formar à imagem de Cristo.” (Pe. Kentenich, Brasil, abril de 1947)

Precisamos do Espírito Santo

É muito significativo que essa coroação acontece na solenidade de Pentecostes, pois, “esse heroísmo não é possível sem o Espírito Santo.” (Pe. Kentenich, Brasil, 4.9.1947) Como diz São Paulo: “A prova de que sois filhos, é que Deus enviou o Espírito de seu Filho, para habitar em vossos corações, e ele clama: ‘Abba, Pai!’ Portanto, tu não és mais escravo, mas filho.” (Gal 4,6) Pe, Kentenich completa: “Só o Espírito Santo pode nos dar esta profunda filialidade, esta empolgação, ele enche nossa inteligência de sua luz. É só o Espírito Santo que, por intercessão da querida Mãe de Deus, pode nos conceder este espírito de santidade.” (Pe. Kentenich, Brasil, 6.9.1947)

Coroemos nossa Rainha,

para que Ela abra o nosso coração para o atuar do Espírito Santo, pois Ele faz de nós filhos heroicos, de pensar, viver e amar orgânico, e faz arder em nosso coração o fogo da missão que impele a empenhar-nos, vitoriosamente, na construção da nova sociedade que esse tempo tanto necessita.

Essa nova sociedade é o Brasil Tabor,

onde, no coração de Maria, todos vivem sob o olhar do Pai e, na força do Espírito Santo, transfiguram-se: irradiando em si a imagem de Cristo, o Filho amado e heroico do Pai! Sim, nessa sociedade todos podem exclamar: “Aqui é bom estar!”

Fonte: Schoenstatt.org.br