Bandeira é um dos símbolos das festas religiosas. Trabalho requer muita sensibilidade e inspiração.

Um dos símbolos que representa as festas religiosas em diversas cidades nordestinas é o estandarte, um tipo de bandeira cheia de adereços e rica de significados. Pensando em contribuir com essa cultura que envolve a fé, artistas plásticos de Olinda e São Lourenço da Mata se uniram para doar sua arte para a criação do estandarte alusivo à Festa que comemora os 29 anos do Santuário Mãe Rainha Tabor da Nova Evangelização de Olinda e Recife.  
O executor do trabalho foi o conceituado artista plástico e produtor cultural Silvio Botelho, conhecido como “pai dos bonecos gigantes do Carnaval de Olinda”. O artista explica que é uma honra fazer parte da história do Santuário através da criação do estandarte. “O estandarte é um distintivo, é a entrada, é a abertura.  É mostrar que a Magnífica Mãe está acima de todos nós, das nossas cabeças, dos nossos pensamentos“.  
Botelho explica que um estandarte traduz a cultura de um povo. “Essa religiosidade está inserida na nossa alma. Convivemos com a religião desde muito cedo e isso nos fez usar da arte uma meio de expressão da nossa fé” – contou.

 Características da obra

Medindo quase 3 metros de altura, o estandarte carrega no centro a imagem sublimada da Mãe Rainha. No alto de sua cabeça, uma coroa dourada adornada por pedras brilhantes, reluzentes e coloridas. Grandes arabescos sobrepostos em relevo estão na parte superior e inferior do estandarte.  
Entre os materiais utilizados, centenas de pedras coloridas, cristais, passamanarias e cordões dourados. “O brilho também vem das pedrarias dos broches. Usamos doze com muito brilho no total” – explica Botelho. Os cristais dão o arremate final e estão ao redor de todo o estandarte.  
As quase três décadas da presença da Mãe foram simbolizados por 29 pedras maiores sobrepostas na parte superior e inferior da obra.  

O layout

O layout do estandarte foi criado pelo designer Fábio Júnior Santana,  de São Lourenço da Mata. “Quando me pediram para fazer algo para a Mãe Rainha eu pensei em algo que transparecesse muita delicadeza, doçura, que fosse algo mais minimalista, que desse foco principalmente à imagem central, que é a figura da Mãe”. As cores suaves deram o tom à obra. “A cor pérola, o dourado, o azul, a representação dos 29 anos da festa através das pedras, adornos que lembram as igrejas barrocas” . O ilustrador explica ainda que o objetivo é dar ênfase na imagem da Mãe Rainha. “Eu tenho um carinho muito especial pela imagem de Maria. Ter Maria como Mãe, Rainha de todos nós, é muito lindo, muito emocionante, que toca o coração” – define.    

Apresentação e bênção do Estandarte  

E hoje, dia 1 de outubro, centenas de pessoas participaram da abertura da Novena que vai culminar com a grande Festa que comemora os 29 anos da presença do Santuário da Mãe Rainha Tabor da Nova Evangelização em solo pernambucano. “É um momento que ficará marcado para sempre na história do nosso Estado. Serão nove dias de preparação, com muitas atividades que abrangem temas como família, transporte, trabalho, educação, arte e cultura”  – destaca o reitor do Santuário Padre Vitor Hugo Possetti.
Durante a abertura da Santa Missa, presidida por Pe. Vitor e concelebrada por Padre Afonso Wosny, o estandarte da Mãe Rainha foi apresentado e abençoado ao som de Maria de Nazaré de Pe. Zezinho, diante de forte emoção, aplausos e fogos de artifício.      
De acordo com o reitor do Santuário, padre Vítor Hugo Possetti, o estandarte é uma expressão de fé. “A Mãe Rainha escolheu este lugar para habitar, pra fazer sua terra, pra fazer aqui o primeiro Santuário do Nordeste. Por isso o estandarte significa uma grande homenagem à Mãe. Nossa gratidão eterna aos artistas Silvio Botelho e Fabio Junior e suas equipes que realizaram o trabalho com tanto carinho pela Mãe e pela comunidade, pelo Santuário” – agradece o reitor.  

Programação de Sábado

E amanhã, dia 2 de outubro, sábado, a programação do segundo dia da Novena está intensa. Com o tema “Mãe, Rainha, contigo peregrinamos nos meios de transporte”, as orações começam bem cedo, às 6h30, na Ilha da Amizade (Orla de Olinda), conhecida como Praia do Quartel. Em seguida, os Ciclistas e Corredores de Rua serão recebidos no Santuário ao toque dos sinos. Na parte da tarde, às 16h, centenas de carros serão abençoados ao pé da ladeira.  Às 19h é a vez da Novena comandada pelos Noiteiros (Jufem e Lafs) e às 19h30, o terço jovem.

Cuidados sanitários

A Arquidiocese de Olinda e Recife e a organização da Novena e Festa da Mãe Rainha restringiu em 300 o número de pessoas participantes por celebração. Vale lembrar que não é necessário realizar agendamento e todos precisam manter o uso de máscaras e o distanciamento social. “ Vamos caminhar juntos, rezar juntos, celebrar juntos, vamos contar com a graça de Deus nestes dias. Que seja um tempo muito abençoado pra todos nós e, de modo especial, para cada romeiro, cada peregrino que estiver acompanhando seja presencialmente ou online” – destaca o reitor.  

O Santuário Mãe Rainha Tabor da Nova Evangelização está localizado à Rua José Dias Raposo, 914, Ouro Preto, Olinda.

Contato para entrevistas:

Padre Vitor Hugo Possetti – reitor do Santuário Mãe Rainha.
Fone/watts: (81) 99881-0585