Dos dias 23 a 27 de janeiro, o Jumas Nordeste realizou na comunidade Alto da Felicidade, em Itamaracá, Pernambuco, as Missões Cristo Tabor, uma ação evangelizadora que tem como principal objetivo propagar a Palavra de Deus para a população local. Esta iniciativa, coordenada pelo assessor do Jumas no Regional Nordeste, Pe. Filipe Araújo, reuniu 11 jovens de diferentes cidades e estados do Nordeste. As missões também serviram para reavivar a vida espiritual dos jovens missionários e de toda comunidade, que sofre com uma forte influência protestante.


Durante cinco dias, em contato frequente com a Eucaristia e a Palavra de Deus, os missionários estavam preparados para ir por toda comunidade e, assim como nos primórdios da Igreja, anunciar o evangelho a toda criatura. Também houveram oficinas na capela Mãe Rainha: para crianças, com catequese e brincadeiras; e oficina para adultos, com relatos e testemunhos, sendo mais uma forma de evangelizar. Além disso, em comunhão com todo Jumas Brasil, os missionários seguiram motivados pelo lema nacional do ano: “Ousados com Cristo, Brasa que Incendeia”, que frequentemente era recordado e vivido nos momentos de espiritualidade. Entretanto, apesar de ser uma atividade de doação, onde se espera que a ação dos missionários gere frutos na comunidade, todos nós sentimos também um movimento contrário: nós que saímos com o coração transformados e cheios de frutos na nossa vida espiritual.


De fato, as missões proporcionam para nós um encontro muito próximo com Deus, pois é nessa experiência que Ele se revela em detalhes, nas coisas mais simples, mas que muitas vezes permanecem invisíveis na vida cotidiana. Somente através de uma livre entrega e doação é que somos capazes de ver, ouvir e sentir Deus no próximo. Nesse ponto, as missões deixam de ser uma vivência somente dedicada aos outros, mas passam também a ocupar um lugar especial em nosso coração.

Texto: Arthur Correia (Jumas Garanhuns)