Confesso que ao receber essa incumbência de dirigir algumas palavras aos leitores de Schoenstatt em todo Brasil e além fronteiras, senti-me honrado e, ao mesmo tempo, responsável. São palavras que podem, pela graça de Deus, tocar corações e provocar inimagináveis mudanças de vida aos nossos olhos. Assim seja!

Sou católico desde que me conheço por gente. Fui batizado no primeiro ano de vida, iniciei meu serviço ao Altar do Senhor aos seis anos como coroinha, tornei-me cerimoniário quando jovem e, junto da liturgia, de forma prática, também fazia ecoar a mensagem de Jesus Cristo como catequista e membro da Pastoral da Comunicação. Nestas jornadas, caminhava comigo a Imaculada Conceição, patrona da Igreja Matriz e de todo município de Jacareí/SP, onde nasci.

Ao longo desses anos todos, por diversas vezes recebi a capela da Mãe Peregrina em casa. Até hoje, na realidade. Era apaixonado pela sua confecção e formato. Diferente de qualquer outra imagem. E convenhamos: seu olhar junto ao Menino Deus é, de fato, um olhar de aliança. Essa admiração aumentou ainda mais ao rezar o Santo Terço na TV Canção Nova, transmitido ao vivo diretamente da Ermida existente na sede da Comunidade.

E foi graças a Canção Nova que pude me aproximar e conhecer o Movimento de Schoenstatt. Acreditem: Jacareí fica a cerca de 80 km de Atibaia, cidade que tem a graça de contar com um Santuário Filial. Apesar de estar perto, nunca tive a oportunidade de visitá-lo. No entanto, Deus não se deixa vencer em generosidade: em outubro de 2022, fui enviado à Olinda/PE junto do repórter cinematográfico Ederaldo Paulini para gravarmos um ‘Repórter Canção Nova’ – programa de reportagens especiais exibido aos domingos a noite – a respeito do Santuário Tabor da Nova Evangelização, que vivia seu jubileu de pérola.

Chamo esta viagem de ‘uma verdadeira imersão’ neste carisma tão fecundo que é o Movimento de Schoenstatt. Ao longo de seis dias, pude conhecer a história do Santuário de Olinda, a geração fundadora que com muito amor e doação se mobilizaram para que esta construção se consolidasse, as Irmãs de Maria que com muito zelo conduzem a Campanha da Mãe Peregrina pela região, sobretudo o Terço dos Homens – que nasceu no Nordeste e, ao invés de se espalhar, ‘correu’ como a Mãe por todo o país.

Quero destacar, também, a graça de ver iniciativas que vão totalmente ao encontro daquilo que nosso amado Papa Francisco recomendou a toda Igreja: estarmos em saída. Uma delas, a campanha ‘Mãe Rainha de Misericórdia’, que leva assistência aos que mais precisam, seja espiritual, seja social. Por meio deste projeto criado por Padre Vitor Possetti, reitor do Santuário de Olinda, fui conduzido pela Mãe a um profundo encontro com Jesus, quando visitamos o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP). Experiência forte e gratificante, onde pude rezar enquanto trabalhava ao percorrer cada corredor daquele complexo de saúde.

Enfim, foram inúmeros os momentos especiais. Esta imersão também rendeu boas partilhas e convivências com os padres da casa paroquial, nas visitas às famílias e, sobretudo, na formação de vínculos com os membros do Santuário que não se limitam apenas ao presencial. Sigo mantendo contato com muitos deles, já que eles foram instrumentos de Deus para que eu fosse abrigado espiritualmente, transformado interiormente e, ao retornar a missão como jornalista do Sistema Canção Nova de Comunicação, fosse fiel à fecundidade apostólica que este Movimento nos concede.

Confio em teu poder e em tua bondade. Em ti confio com filialidade. Confio, cegamente, em toda situação, Mãe, no teu filho, e na tua proteção. Dai-me a graça, Mãe Rainha, de viver a santidade da vida diária com muito amor, inspirado em dois grandes amigos e padres do céu: José Kentenich e Jonas Abib. Amém!

Satisfação imensa!

Feliz Dia do Repórter!                

Emerson Tersigni

Jornalista do Sistema Canção Nova de Comunicação