Uma característica do movimento de Schoenstatt desde a sua fundação é o diálogo do nosso carisma com os desafios e evoluções do tempo e da cultura. Nosso Pai e Fundador o Padre José Kentenich quando iniciou suas visitas pelo mundo para conhecer como Schoenstatt gerou vida em cada local, teve sempre o cuidado de compreender a originalidade de cada povo, cada língua, cada cultura e usar dessa originalidade para caracterizar o carisma em cada local.

Isso é visto quando paramos para observar suas palestras e ensinamentos, e também quando vemos o quão atento o Fundador estava ao povo, se deixando inspirar por ele.

Hoje, não é diferente, em cada canto do mundo há um Schoenstatt com o colorido que a cultura, arte e a sociedade traz. Essa característica, compõe a riqueza do nosso Movimento. No Brasil, as dimensões continentais tornaram cada regional único em sua beleza, personalidade e forma de expressar Schoenstatt.

No regional Sol do Tabor, especialmente no Santuário Tabor da Nova Evangelização em Olinda-PE, essa experiência está marcada com o constante diálogo entre Schoenstatt e a Cultura local que nos últimos anos tem se estreitado ainda mais.

O início dessa conexão de arte e fé aconteceu durante a pandemia quando o Santuário iniciou as atividades do projeto Mãe Rainha da Misericórdia, levando doações de cestas básicas que chegaram até os artesões que trabalham no carnaval da cidade e estavam sem fonte de renda. Com esse contato, surgiu durante a festa de 29 anos do Santuário a ideia de criar uma bandeira, em forma de estandarte.

Um dos símbolos que representa as festas religiosas em diversas cidades nordestinas é o estandarte, um tipo de bandeira cheia de adereços e rica de significados. O executor do trabalho foi o artista plástico e produtor cultural Silvio Botelho, conhecido como “pai dos bonecos gigantes do Carnaval de Olinda”. E hoje, a casa dos bonecos gigantes de Olinda conta com uma imagem da Mãe que foi abençoada e entronizada no local.

E a cultura não deixa de inspirar e dar vida ao Santuário, na Solenidade da Epifania do Senhor o colorido do pastoril anunciou a chegada do menino Jesus em sua expressão única.

A vida que brota em Schoenstatt nos leva constantemente a ir de encontro ao homem de hoje, e cultivar o diálogo com suas origens e cultura é uma forma de compreender a vida.

Que nossos Santuários possam ser fonte de vida, e contribuam assim para sociedade, cultura e arte.

Texto: Suellen Figueiredo

Imagens: Acervo Comunicação Santuário Olinda/Recife