Procissão THMR

No ultimo domingo (12) aconteceu a I Romaria do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) do Regional Nordeste 2, que reúne os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. O evento aconteceu no Santuário Mãe Rainha de Olinda e Recife, que é o berço do Terço dos Homens. Segundo a organização, cerca de 3 mil homens de todos os quatro estados do Regional peregrinaram para o Santuário, localizado no bairro de Ouro Preto, em Olinda.

A romaria teve inicio por volta das 6h30 da manhã, com a acolhida dos romeiros, e em seguida houve a Procissão ao Santuário. Às 8 horas teve início a oração do Santo Terço, que foi conduzida por Isanildo Dantas Coelho, Coordenador do Terço dos Homens de João Pessoa-PB. Ele afirmou ter sido uma experiência de dedicação e compromisso com a caminhada no THMR. “Nós viemos nos alimentar e matar nossa sede nessa fonte, que é o Santuário Mãe Rainha”, afirmou. Logo após, foi realizada a Santa Missa.

Foi a primeira vez que aconteceu esta Romaria e neste dia histórico o Santuário foi tomado por 4 mil homens do terço que vieram de suas paróquias e dioceses beber da fonte de graças do Santuário berço do Terço dos Homens.

A Santa Missa, presidida pelo Padre Vitor Possetti foi um momento de fé e renovação do compromisso de cada homem com o projeto de evangelização do Terço. Perto do fim da Santa Celebração, houve o momento da coroação da imagem da Mãe Rainha, feita por José Carlos e Carlos Henrique, pai e filho, respectivamente. Os dois são de Orobó, no interior de Pernambuco, e declararam ter sido uma honra realizar essa homenagem a Nossa Senhora. “Que ela possa cada dia nos abençoar e nos consagrar”, pediu José Carlos.

Leonardo, da cidade de Ribeirão, em Pernambuco, disse que é uma experiência única estar na histórica I Romaria do THMR do Regional NE 2 e convidou outros homens a se juntarem ao movimento. Thiago, de Porto de Pedras-AL, considerou a ida ao Santuário como “um dia especial”, e Ronildo, de Olho d’Água do Casado-AL disse que é muito “emocionante” viver esse momento.

Ao final da celebração os homens do terço se reuniram ao redor do Santuário para um abraço simbólico, voltando então para suas casas renovados e com a data de retorno marcada, no dia 10 de março de 2024.

Texto: Arthur Serrano – Comunicação Olinda/Recife